E então começava a jogatina. A versão Brazuca do International Superstar Soccer Deluxe do Super Nintendo foi batizada de Futebol Brasileiro 96, uma "grande d'jogada" de marketing pirata que vendeu centenas (talvez milhares) de cartuchos no Brasil, mesmo com um narrador fake com um portunhol muito do barato.
Considerado uma espécie de tataravô do PES atual, o FB96 foi um jogo que marcou a infância de muitos marmanjos e até hoje ainda é baixado nos sites de ROMs Internet afora. Sempre que eu passava na frente de um fliperama (como nós chamávamos as casas onde se alugavam os jogos), era possível ouvir um: "Forte! gombá!" ou um "Tirooou! Pilindo!!!"
O mais interessante é que é possível encontrar muitas versões desse game com elencos dos times atualizados (Fifa Soccer pra quê?); uns até mesmo com a voz do Cléber Machado (prefiro o narrado fake portunhol). Foi então que comecei a procurar uma versão com os elencos dos times atualizados para 2016, mas não achei. Só encontrei uma versão de 2015, mas com as habilidades de todos os jogadores em 100%: o União de Araras jogando de igual pra igual com o Barcelona é meio improvável, não é?
Então fuçando um pouco sobre edição de ROMs, encontrei uma ferramenta chamada FECIC, que permite alterar alguns dados do FB96 do jogo. Assim, comecei a criar minha versão do FB2016 com elencos atualizados e habilidades mais próximas do real. Uma pena não colocar meu Mengão 100% bombado, mas temos que ser imparciais.
O projeto de atualização ainda está em andamento, mas pra festejar os 20 anos desse jogo, disponibilizei uma versão beta (se é que podemos chamar assim) da ROM (link no final da matéria), esperando que talvez, um dia, alguém dê alguma sugestão ou comentário. Crii...crii..crii...
Quem não conhece o FB96 ou o FB2016 precisa recorrer às origens e se curvar ao talento do melhor jogador de todos os tempos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário