terça-feira, 28 de outubro de 2014

Questões de Concurso: Protocolos de Roteamento

Nessa seção são listadas e discutidas algumas questões de concurso referentes a temas já abordados em publicações anteriores.

1. (CESPE, 2008, TCU) Em decorrência da manifestação, por parte do administrador, de que a rede da organização está sofrendo com problemas de roteamento, um analista avaliou minuciosamente o tráfego de pacotes, procurando identificar os protocolos de roteamento empregados. Com os dados de tráfego coletados, esse analista produziu um relatório que indicava apenas o fato de que estavam em uso, no interior da rede, os protocolos RIPv2 e OSPF. Um outro analista, após receber esse relatório, produziu um segundo relatório, no qual apontou o uso dos algoritmos de roteamento empregados pelos roteadores que implementam cada um dos protocolos indicados como origem dos problemas de roteamento na rede da organização. Nessa situação, o segundo analista agiu de modo tecnicamente correto, uma vez que protocolos de roteamento normalmente ditam quais algoritmos de roteamento são usados.


Gabarito: C

2. (CESPE, 2013, ANCINE) Ao se empregar a técnica por vetor de distância no roteamento por multicast, deve-se utilizar o protocolo DVMRP (distance vector multicast routing protocol), pois ele realiza a poda da árvore de forma recursiva.

Na verdade, o processo de poda do protocolo DVMRP ocorre por meio da técnica de repasse pelo caminho inverso (reverse path flooding), o qual não é necessariamente recursivo.
Gabarito: E

3. (CESPE, 2014, ANTAQ) O OSPF não utiliza protocolos de transporte como TCP e UDP. O OSPF gera os datagramas IP diretamente e utiliza, no campo protocolo do cabeçalho IP, o número 89, que, por convenção, representa o OSPF.

Diferente de outros protocolos de roteamento, como RIP e BGP, o OSFP não utiliza protocolos de transporte. Suas informações são enviadas diretamente utilizando-se a camada IP.
Gabarito: C

4. (CESPE, 2012, PEFOCE) Uma das vantagens do protocolo RIP v.1 é que sua tabela de roteamento considera tanto a distância entre os roteadores quanto o desempenho do caminho entre eles.

O RIP usa um único roteamento métrico, a contagem de hops (saltos) para medir a distância entre a fonte e uma rede de destino.
Gabarito: E

5. (CESPE, 2013, Telebrás) Caso o protocolo de roteamento OSPF esteja habilitado entre dois roteadores ligados por um mesmo link e que aceitam os parâmetros de comunicação do OSPF, esses roteadores passarão a ser vizinhos OSPF (OSPF neighbors).

Gabarito: C

6.  (CESPE, 2013, ANTT) O protocolo OSPF (open shortest path first) utiliza um algoritmo para traçar o caminho de menor custo e um broadcasting de informação do estado de enlace.

Segundo Kurose (2010,p.288),"O OSPF [...] é um protocolo de estado de enlace que usa broadcasting de informação de estado de enlace e um algoritmo de caminho de menor custo de Dijkstra."
Gabarito: C

Considerando a topologia de rede apresentada na figura, julgue os itens 7 e 8.


7. (CESPE, 2012, Banco da Amazônia) O RIPv1 é um dos protocolos de roteamento que pode ser implementado no switch 1.

Analisando a figura, repare que o switch 1 é de camada 2 (enlace de dados); logo não pode suportar qualquer algoritmo de roteamento, incluindo o RIP (independente da versão).
Gabarito: E

8. (CESPE, 2012, Banco da Amazônia) O switch 2 pode implementar o protocolo de roteamento OSPF.

O switch 2 é de camada 3 (layer 3). Essa classe de switch suporta roteamento. Nesse caso, é possível que se tenha roteamento por meio do OSPF.
Gabarito: C

9. (CESPE, 2012,TRE-RJ) Tanto no protocolo de roteamento OSPF quanto no RIP, a rota que um pacote de dados faz é sempre a mesma, já que os roteadores não percebem que há mais de um caminho para atingir o destino.

Com o OSPF é possível que se tenha rotas alternativas; quando os custos são os mesmos.
Gabarito: E

10. (CESPE, 2012, Banco da Amazônia) Empregado para interligar vários SAs (sistemas autônomos), o BGP utiliza uma porta UDP, não tendo, assim, de se ocupar da transmissão correta das informações de roteamento.

O BGP utiliza o TCP, não o UDP. Recordando:
- RIP: UDP porta 520;
- OSPF: não utiliza TCP ou UDP; utiliza diretamente IP com código de protocolo 89;

- BGP: TCP porta 179;
Gabarito: E

11. (CESPE, 2012, Banco da Amazônia) Uma das principais diferenças entre o BGP e o OSPF consiste no fato de o BGP possibilitar a implementação de diversas políticas de roteamento, enquanto o OSPF ocupa-se apenas da eficiência no encaminhamento dos pacotes.

Lembrando que: 
OSPF, IS-IS, RIP-> protocolos intradomínio
BGP-> protocolo interdomínio

Segundo Tanenbaum (2011,p.300),"Dentro de um único AS, OSPF e IS-IS são os protocolos normalmente utilizados. Entre os ASs, um protocolo diferente, chamado BGP (Border Gateway Protocol), é utilizado. Um protocolo diferente é necessário porque os objetivos de um protocolo intradomínio e interdomínio não são os mesmos. Tudo o que um protocolo intradomínio tem a fazer é mover pacotes da forma mais eficiente possível da origem ao destino. Ele não precisa se preucupar com a política. Ao contrário, os protocolos de roteamento interdomínio precisam se preucupar muito com a política."
Gabarito: C


12. (CESPE, 2009, INMETRO) Entre outras características do protocolo OSPF, pode-se listar: suporte à hierarquia dentro de um mesmo domínio de roteamento; uso de autenticação nas mensagens; permissão para o uso de múltiplos caminhos de mesmo custo; suporte integrado a tráfego unicast e multicast; permissão para o uso de diferentes métricas para tipos de serviço (TOS) diferentes.

Segundo Kurose(2010,p.289),"Alguns avanços incorporados ao OSPF são:
-Segurança: Trocas entre roteadores OSPF são autenticadas.
-Caminhos múltiplos de igual custo.
-Suporte integrado para roteamento unicast e multicast.
-Suporte para hierarquia dentro de um único domínio de roteamento."

Segundo Tanenbaum(2011,p.297),"O OSPF [...] tinha de dar suporte ao roteamento com base no tipo de serviço. O novo protocolo deveria ser capaz de rotear o tráfego em tempo real de uma maneira  e o restante do tráfego de outra."

Gabarito: C

REFERÊNCIAS

[1] http://www.questoesdeconcursos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário