Nessa seção são listadas e discutidas algumas questões de concurso referentes a temas já abordados em publicações anteriores.
1. (CESPE, 2013, MPU) Para realizar testes de unidade ou estrutural, pode-se utilizar uma representação conhecida como grafo de fluxo de controle de um programa. A partir do grafo, executam- se todos os caminhos do programa, principalmente na presença de laços.
A técnica de grafo de fluxo de controle é normalmente utilizada somente para os testes estruturais,
Gabarito: E
2. (CESPE, 2013, MPU) Um dos critérios do teste de unidade é o particionamento de equivalência, que consiste no particionamento do domínio de entrada do programa de modo que o conjunto de testes resultantes corresponda a uma representação satisfatória de todo o domínio.
A partição de equivalência é uma técnica de teste do método caixa preta. Teste de unidade é classificado como teste de caixa branca.
Gabarito: E
3. (CESPE, 2011, BRB) O teste de regressão tem o objetivo de localizar defeitos na estrutura interna do produto, exercitando, suficientemente, os possíveis caminhos de execução do sistema.
O Teste de Regressão tem o objetivo após uma atualização da versão, refazer os testes feitos anteriormente e verificar se a nova versão acarretou em problemas na versão anterior, se sim, o software regrediu.
Gabarito: E
4. (CESPE, 2010, ABIN) Nos testes de caixa branca, o código-fonte do programa é usado para identificar testes de defeitos potenciais, particularmente no processo de validação, o qual demonstra se um programa atende a sua especificação.
Por meio do teste estrutural são testados os caminhos lógicos através do software, fornecendo casos de teste que põem à prova conjuntos específicos de condições e/ou garante que todos os caminhos independentes dentro de um módulo tenham sido exercitados pelo menos uma vez.
Portanto esse teste não demonstra se um programa atende a especificação e sim se o seu funcionamento está correto.
Gabarito: E
5. (CESPE, 2009, UFBA) Os testes de software Caixa-Branca examinam o comportamento interno do componente de software.
Gabarito: C
6. (CESPE, 2008, TRT-BA) Entre os tipos de testes de caixa preta, encontram-se o teste baseado em grafos; o particionamento de equivalência; a análise de valor-limite; e o teste de matriz ortogonal.
Os testes elencados na questão correspondem a teste de caixa branca.
Gabarito: E
7. (CESPE, 2011, TRE-ES) O framework JUnit, embora tenha sido projetado para realizar testes de unidade em um programa, também é utilizado para realizar testes funcionais.
O JUnit é um framework de teste cujo objetivo principal é executar teste unitário, ou seja, teste de caixa branca dado que você conhece a estrutura do código. Contudo, o framework se baseia em rodar os testes com uma determinada entrada e comparar a saída com o esperado, muito próximo de teste funcional.
Gabarito: C
8. (CESPE, 2009, INMETRO) A rotina diária dos desenvolvedores, ao empregar processos baseados no TDD (Test Driven Development), é concentrada na elaboração de testes de homologação.
A rotina dos desenvolvedores que seguem TDD é baseada na implementação de testes unitários no início do desenvolvimento de cada funcionalidade,
Gabarito: E
[1] http://www.questoesdeconcursos.com.br/
[2] http://www.labes.icmc.usp.br/site/sites/default/files/NotaDidatica31.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário